A produção de milho está intimamente ligada à disponibilidade de água. Nos países do norte da Europa, as condições climatéricas permitem o cultivo sem a necessidade de água adicional. No entanto, no sul da Europa, que não se limita apenas aos países mediterrânicos, a quantidade de água proveniente da chuva natural não é suficiente para permitir um cultivo de milho rentável.
Nestas circunstâncias, a gestão da rega de precisão é muito importante para o agricultor, a fim de maximizar os rendimentos do milho, e, por sua vez, otimizar o consumo de água e energia. Em algumas áreas, o custo da energia necessária para a rega pode alcançar os 1000€ por hectare. Por este motivo, e com o objetivo de encontrar uma ferramenta que ajude os agricultores que gerem este custo, a Itália iniciou, em 2015, um projeto de avaliação das características de uma nova tecnologia (plataforma HydroBio) capaz de proporcionar aos agricultores a informação necessária para uma gestão correta da rega.
A informação reunida em 2015 pela equipa da TD Italia foi a base sobre a qual este projeto cresceu em 2016, e, sob a designação de AQUATEK, iniciou a segunda fase do seu desenvolvimento. AQUATEK 2.0, fomentado pela HydroBio, está a ser utilizado no seguimento dos ensaios de rega nos nossos centros tecnológicos DEKALB (DTC) instalados em áreas onde a rega é fundamental.
Simultaneamente ao teste no DTC, as recomendações estão a ser testadas num programa pioneiro, com mais de 500 produtores envolvidos, e que cobrem aproximadamente 20 000 hectares em França, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Turquia. Imagens captadas pelos satélites são a base para informar os agricultores sobre a quantidade de água de rega que se adiciona sobre uma base semanal e, ao mesmo tempo, somos capazes de visualizar através de diferentes mapas o uso da água por cultivo, o estado de saúde ou o estado aproximado de amadurecimento. Além disso, temos diferentes gráficos que nos permitem analisar a evolução da humidade do solo, a água utilizada por dia, a água acumulada, a temperatura ou a humidade.
A tecnologia de mapeamento de solos em combinação com AQUATEK será também a base para que, através dos sistemas de VRI (Variable Rate Irrigation), seja possível recomendar de que quantidade de água um campo necessita, em função da superfície da parcela onde o milho cresce.
O uso combinado destas ferramentas com a informação obtida no DTC será fundamental para o desenvolvimento de soluções que ajudem os agricultores a aumentar a produção através da otimização do uso dos recursos.